Educação Básica Inclusiva: A Contribuição Transformadora do Neuropsicopedagogo

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Ginete Cavalcante Nunes
Elizabete Távora Francelino

Resumo

Com o passar do tempo e com o aumento significativo de diagnósticos dos transtornos de aprendizagem, se faz necessário conhecer melhor a história da educação inclusiva no Brasil e, a importância de tais diagnósticos na educação, de uma forma geral. Discutir a necessidade e a importância do diagnóstico correto, ajuda a compreender algo mais sobre a oferta dos recursos disponíveis, com a finalidade de se melhorar a educação e, auxiliar crianças em idade escolar a lidarem com suas especificidades. Parte-se da compreensão de que, cada indivíduo um tem seu ritmo e sua forma de aprender. Esta produção teve como objetivo discutir e ressaltar, a importância de um trabalho conjunto para melhorar cada vez mais a realidade da educação, sobretudo a básica. Oferecer um ensino de qualidade, ressaltando a importância do neuropsicopedagogo no desenvolvimento desta, estaria hoje entre as melhores propostas. O poder público precisa estar mais atento ao suporte na criação de espaços educativos que busquem o auxílio aos educandos, com qualquer dificuldade, incluindo-se os transtornos do neurodesenvolvimento e as deficiências intelectuais ou físicas, reconhecendo que ainda há muito o que se criar, em termos de melhorias para uma educação de qualidade, que seja também especializada e inclusiva.

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Como Citar
Nunes, G. C., & Francelino, E. T. (2025). Educação Básica Inclusiva: A Contribuição Transformadora do Neuropsicopedagogo. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 9(17), 69–81. https://doi.org/10.14295/aimj.v9i17.225
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Biografia do Autor

Ginete Cavalcante Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Cursa Mestrado Profissional em Filosofia pelo IF Sertão PE- Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano- IF Sertão PE. 

Elizabete Távora Francelino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, PT

Mestre em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alta Douro- UTAD-Portugal. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (Fa7). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará; Psicopedagogia-Fac. Metropolitana. Graduanda Psicologia FIC. Professora da Rede Estadual de Ensino-SEDUC-CE.

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