A Relação entre Emoções Reprimidas e Tensão Muscular Crônica: O Corpo como Espelho das Emoções

Conteúdo do artigo principal

Francinete Alves de Oliveira Giffoni
Emídia Inácio Timóteo
Elisian Macedo Fechine da Cruz
Márcia Meyrilane de Alencar Aquino Onofre
Ana Flávia Freire Tavares Lima

Resumo

A psicologia corporal, reconhece a importância do corpo na constituição psíquica e explora como essas emoções podem se manifestar por meio de tensões musculares persistentes. Este texto visa explorar a conexão entre a repressão emocional e a rigidez do corpo, fazendo referência a teóricos renomados como Wilhelm Reich e Alexander Lowen, além de ressaltar as consequências clínicas dessa interrelação entre corpo e emoção. Ao unir corpo e mente em uma mesma esfera de atenção, cria-se um espaço para um cuidado que é mais humano, profundo e transformador. Nesse aspecto, considerar tensões musculares crônicas como expressões de emoções reprimidas transcende uma mera intervenção físic. É primeiramente, um movimento de reconexão com nossa trajetória afetiva, com nossa verdade emocional e com a capacidade de viver de maneira mais autêntica e integrada.

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Como Citar
Giffoni, F. A. de O., Timóteo, E. I., Cruz, E. M. F. da, Onofre, M. M. de A. A., & Lima, A. F. F. T. (2025). A Relação entre Emoções Reprimidas e Tensão Muscular Crônica: O Corpo como Espelho das Emoções. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 9(17), 12–23. https://doi.org/10.14295/aimj.v9i17.221
Seção
Article
Biografia do Autor

Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Avaliação Educacional/UFC e Doutorado em Educação/UFC. Especialização na área de Dependências Químicas pelo Programa de Capacitación em Investigación sobre El Fenómeno de lãs Drogas pela EERP/USP. Participação no Programa de Desenvolvimento Docente no Campo da Educação Médica e currículos integrados UFC/Integration & Integrated Curriculum in Medical Education - Stewart P. Mennin, PhD - University of New Mexico-USA. Master em PNL, Master internacional em Coaching Integral Sistêmico com expertise em performance de excelência pessoal e profissional. 

Emídia Inácio Timóteo, Absoulute Christian University (ACU)

Educadora, graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba e em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestre em Ciência da Educação pela ACU - Absoulute Christian University.

Elisian Macedo Fechine da Cruz, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ)

Bacharel em Medicina, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ e em Fisioterapia, pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local - EMESCAM.

Márcia Meyrilane de Alencar Aquino Onofre, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ)

Médica pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ. Pós-Graduação latu-senso em Alergia e Imunologia pela IPEMED. Mestranda em Políticas Públicas da Saúde e Desenvolvimento Local pela EMESCAM. 

Ana Flávia Freire Tavares Lima, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ)

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local - EMESCAM. Bacharel em Medicina, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

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