As TICs como uma Ferramenta de Desenvolvimento Profissional: Uma Reflexão Sobre as Práticas de quem ensina Matemática nos Anos Iniciais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O desenvolvimento profissional, visto de uma perspectiva teórica, pode nos ajudar a responder indagações que funcionam em conjunto para compreender aspectos importantes de uma boa prática de ensino. A primeira indagação que colocamos neste texto bibliográfico busca saber como se constitui a base de conhecimento matemático dos alunos do curso de Pedagogia e, daí, perceber como as tecnologias são integradas ao conhecimento dos futuros professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento matemático. As novas tecnologias estão contribuíndo com as mudanças drásticas que vêm ocorrendo ao longo tempo e com a própria na história da humanidade. Para Chauí (2002, p. 278), “os instrumentos técnicos são prolongamentos de capacidades de corpo humano e destinam-se a aumentar a relação de nosso corpo com o mundo”, essa, pode ser uma variável pela qual se potencializa o desenvolvimento humano e, na sequência, o desenvolvimento profissional.
Palavras–chave: Desenvolvimento Profissional; Modelo TPACK; Conhecimento Matemático.
Métricas
Detalhes do artigo
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e apenas enquanto a atribuição for dada ao criador.