A Formação Inicial do Pedagogo e as Tecnologias na Perspectiva Teórica do Modelo TPACK
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este estudo qualitativo e bibliográfico oferece uma discussão a partir de alguns dos trabalhos sobre formação de professores e TIC desenvolvidos no Brasil. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância da compreensão e do uso pedagógico da tecnologia na formação de professores de Matemática dos anos iniciais, alertando que o uso da tecnologia na prática docente é um caminhar numa Zona de Risco, com todas as problemáticas envolvidas, mas reconhecendo que nela reside um grande potencial de aperfeiçoamento da prática docentes” (OLIVEIRA, 2008, p. 82). Nessa direção teórica, Mishra e Koehler (2006) observam vários tipos de conhecimento que são importantes para o professor a fim de aumentar o clima de aprendizagem permeável às TIC (RICHIT, 2015).
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Modelo TPACK; Conhecimento matemático.
Métricas
Detalhes do artigo
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e apenas enquanto a atribuição for dada ao criador.