A Formação Inicial do Pedagogo e as Tecnologias na Perspectiva Teórica do Modelo TPACK

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Máximo Purificação
Nélia Maria Pontes Amado
Jeová Braga dos Santos
Pedro Márcio Pinto de Oliveira
Dayane Silva Borges
Danielly Oliveira Carrijo

Resumo

Resumo: Este estudo qualitativo e bibliográfico oferece uma discussão a partir de alguns dos trabalhos sobre formação de professores e TIC desenvolvidos no Brasil. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância da compreensão e do uso pedagógico da tecnologia na formação de professores de Matemática dos anos iniciais, alertando que o uso da tecnologia na prática docente  é um caminhar numa Zona de Risco, com todas as problemáticas envolvidas, mas reconhecendo que nela reside um grande potencial de aperfeiçoamento da prática docentes” (OLIVEIRA, 2008, p. 82). Nessa direção teórica, Mishra e Koehler (2006) observam vários tipos de conhecimento que são importantes para o professor a fim de aumentar o clima de aprendizagem permeável às TIC (RICHIT, 2015).


 


Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Modelo TPACK; Conhecimento matemático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Purificação, M. M., Amado, N. M. P., Santos, J. B. dos, Oliveira, P. M. P. de, Borges, D. S., & Carrijo, D. O. (2021). A Formação Inicial do Pedagogo e as Tecnologias na Perspectiva Teórica do Modelo TPACK. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 5(10), 38–48. https://doi.org/10.14295/aimj.v5i10.159
Seção
Article
Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra- Portugal. Professor Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros – UNIFIMES. 

Nélia Maria Pontes Amado

Doutoramento em Matemática, especialidade de Didática da Matemática pela Universidade do Algarve. Professora Auxiliar da Universidade do Algarve/Portugal.

Jeová Braga dos Santos

Mestrando em Educação pela Faculdade de Inhumas – FACMAIS, Professor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Pedro Márcio Pinto de Oliveira

Mestrando em Intervenção Educativa e Social (MPIES) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Servidor da (UNEB) e Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Dayane Silva Borges

Acadêmica de Pedagogia no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES

Danielly Oliveira Carrijo

Acadêmica de Pedagogia no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES