Perspectivas para o Ensino e a Aprendizagem: A Transformação Guiada pela Inteligência Artificial

Conteúdo do artigo principal

Athena de Albuquerque Farias

Resumo

O surgimento e a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA) tem impactado diversos setores da sociedade, dentre eles o setor educacional. Este comment discute a integração potencial da IA no processo de ensino-aprendizagem, abordando de maneira breve, alguns benefícios e desafios esperados dessa relação. Adicionalmente, de que forma esta nova ferramenta, impacta e/ou impactará na experiência educacional, já que esta é um pilar fundamental da sociedade e que tem sido continuamente reconfigurada  para  responder às suas demandas socioeconômicas e culturais. Concluiu-se, pois, que a Inteligência Artificial emerge como um pilar fundamental para o futuro da educação, pois quebra barreiras linguísticas e geográficas, promovendo uma grandiosa experiência de ensino-aprendizagem adaptada às diversas necessidades dos estudantes, redefinindo a forma como aprendemos e otimizando o acesso ao conhecimento. Por outro lado, ainda representa um desafio as normatizações éticas e de transparência quanto aos algoritmos, de maneira que se possa definir responsabilidades por eventuais falhas dos sistemas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Farias, A. de A. (2025). Perspectivas para o Ensino e a Aprendizagem: A Transformação Guiada pela Inteligência Artificial. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 9(17), 24–30. https://doi.org/10.14295/aimj.v9i17.222
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Athena de Albuquerque Farias, Università degli Studi di Milano - Milão, Itália

Advogada  pelo Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG. Especialista em Direito Processual do Trabalho pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - SP. Mestrado em Sustainable Development pela Università degli Studi di Milano, Milão, Itália. Editora Adjunta do Periódico Científico Id on Line Revista Mutidisciplinar e de Psicologia. Editora da Amadeus International Multidisciplinary Journal.

Referências

CHEN, L.; CHEN, P.; LIN, Z. Artificial intelligence in education: A review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 4, p. 100109, 2023.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Future of Jobs Report 2023. Genebra: Fórum Econômico Mundial, 2023.

HARARI, Yuval Noah. 21 Lessons for the 21st Century. Londres: Jonathan Cape, 2018.

HOLMES, W.; PERSSON, J.; MIAO, F. AI and education: A guidance for policymakers. Paris: UNESCO, 2022.

HWANG, G. J.; TU, Y. F. Roles and research trends of artificial intelligence in education: a systematic review of the literature from 2010 to 2019. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 4, p. 1839-1863, 2021.

INTERNATIONAL REVIEW OF RESEARCH IN OPEN AND DISTRIBUTED LEARNING. AI-based platforms increasing rural engagement. IRRODL, Alberta, v. 20, n. 4, p. 234-250, 2025.

JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY. Personalized adaptive tools and their impact. Educational Technology & Society, New York, v. 27, n. 1, p. 98-115, 2024.

MIT TECHNOLOGY REVIEW. "AI in Education: Opportunities and Challenges". In: AI in Education: Opportunities and Challenges. Cambridge: MIT Press, 2024.

NATURE MACHINE INTELLIGENCE. Neural translation algorithms: Advancing accessibility education. Nature Machine Intelligence, London, v. 5, n. 2, p. 134-145, 2023.

O'DWYER, S.; SMITH, J.; O'DEA, D. Artificial intelligence and lifelong learning: A review of the literature. Adult Education Quarterly, v. 73, n. 1, p. 5-24, 2023.

OLIVEIRA, M. P. P. Aprendizagem para resiliência socioecológica de comunidades rurais: sistema de indicadores a partir de uma escola do campo. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023.

PURI, G.; KAUSHIK, A. Ethical concerns regarding the use of Artificial Intelligence in Education. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 5, n. 1, p. 16-24, 2022.

RAMOS, A. M.; LEE, H.; MABUAN, R. A. Exploring the Relationship Among Preservice Teachers’ E-Learning Readiness, Learning Engagement, and Learning Performance in HyFlex Learning. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 26, n. 2, maio 2025.

SALDANHA, D. J.; MOREIRA, G. A. Learning analytics: Potentials and challenges for higher education. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, p. 106-120, 2022.

UNESCO. Artificial intelligence in education: A critical review. Paris: UNESCO, 2023.

UNESCO. Relatório sobre Inteligência Artificial na Educação. Paris: UNESCO, 2023.

UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376757. Acesso em: 21 jun. 2025.

ZAWACKI-RICHTER, O.; KERRES, M.; BEDENLIER, S. Artificial Intelligence in Higher Education: A Scoping Review. Computers & Education, v. 194, p. 104712, 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.