Perspectivas para o Ensino e a Aprendizagem: A Transformação Guiada pela Inteligência Artificial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O surgimento e a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA) tem impactado diversos setores da sociedade, dentre eles o setor educacional. Este comment discute a integração potencial da IA no processo de ensino-aprendizagem, abordando de maneira breve, alguns benefícios e desafios esperados dessa relação. Adicionalmente, de que forma esta nova ferramenta, impacta e/ou impactará na experiência educacional, já que esta é um pilar fundamental da sociedade e que tem sido continuamente reconfigurada para responder às suas demandas socioeconômicas e culturais. Concluiu-se, pois, que a Inteligência Artificial emerge como um pilar fundamental para o futuro da educação, pois quebra barreiras linguísticas e geográficas, promovendo uma grandiosa experiência de ensino-aprendizagem adaptada às diversas necessidades dos estudantes, redefinindo a forma como aprendemos e otimizando o acesso ao conhecimento. Por outro lado, ainda representa um desafio as normatizações éticas e de transparência quanto aos algoritmos, de maneira que se possa definir responsabilidades por eventuais falhas dos sistemas.
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e apenas enquanto a atribuição for dada ao criador.
Referências
CHEN, L.; CHEN, P.; LIN, Z. Artificial intelligence in education: A review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 4, p. 100109, 2023.
FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Future of Jobs Report 2023. Genebra: Fórum Econômico Mundial, 2023.
HARARI, Yuval Noah. 21 Lessons for the 21st Century. Londres: Jonathan Cape, 2018.
HOLMES, W.; PERSSON, J.; MIAO, F. AI and education: A guidance for policymakers. Paris: UNESCO, 2022.
HWANG, G. J.; TU, Y. F. Roles and research trends of artificial intelligence in education: a systematic review of the literature from 2010 to 2019. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 4, p. 1839-1863, 2021.
INTERNATIONAL REVIEW OF RESEARCH IN OPEN AND DISTRIBUTED LEARNING. AI-based platforms increasing rural engagement. IRRODL, Alberta, v. 20, n. 4, p. 234-250, 2025.
JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY. Personalized adaptive tools and their impact. Educational Technology & Society, New York, v. 27, n. 1, p. 98-115, 2024.
MIT TECHNOLOGY REVIEW. "AI in Education: Opportunities and Challenges". In: AI in Education: Opportunities and Challenges. Cambridge: MIT Press, 2024.
NATURE MACHINE INTELLIGENCE. Neural translation algorithms: Advancing accessibility education. Nature Machine Intelligence, London, v. 5, n. 2, p. 134-145, 2023.
O'DWYER, S.; SMITH, J.; O'DEA, D. Artificial intelligence and lifelong learning: A review of the literature. Adult Education Quarterly, v. 73, n. 1, p. 5-24, 2023.
OLIVEIRA, M. P. P. Aprendizagem para resiliência socioecológica de comunidades rurais: sistema de indicadores a partir de uma escola do campo. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023.
PURI, G.; KAUSHIK, A. Ethical concerns regarding the use of Artificial Intelligence in Education. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 5, n. 1, p. 16-24, 2022.
RAMOS, A. M.; LEE, H.; MABUAN, R. A. Exploring the Relationship Among Preservice Teachers’ E-Learning Readiness, Learning Engagement, and Learning Performance in HyFlex Learning. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 26, n. 2, maio 2025.
SALDANHA, D. J.; MOREIRA, G. A. Learning analytics: Potentials and challenges for higher education. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, p. 106-120, 2022.
UNESCO. Artificial intelligence in education: A critical review. Paris: UNESCO, 2023.
UNESCO. Relatório sobre Inteligência Artificial na Educação. Paris: UNESCO, 2023.
UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376757. Acesso em: 21 jun. 2025.
ZAWACKI-RICHTER, O.; KERRES, M.; BEDENLIER, S. Artificial Intelligence in Higher Education: A Scoping Review. Computers & Education, v. 194, p. 104712, 2024.