Benefícios do Ultrassom “POCUS” no Diagnóstico Etiológico da Dispneia em Pacientes na Emergência: Uma Revisão Integrativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso do ultrassom Point of Care (POCUS) influenciou positivamente e agilizou o manejo inicial do paciente crítico do pronto-socorro. Tendo em vista a necessidade de diagnósticos rápidos e seguros, este trabalho tem como objetivo mostrar os benefícios do ultrassom POCUS no diagnóstico etiológico da dispneia em pacientes da emergência. Essa revisão integrativa foi realizada tomando como base as diretrizes de itens de Relatório Preferencias para Revisões Sistemáticas e Meta-Análise (PRISMA). Foi pesquisado no banco de dados da National Library of Medicine (PUBMED) das publicações iniciais até dezembro de 2024 com os seguintes mesh terms: “emergência” AND “ultrassom POCUS” AND “Dispneia”. Rastreados 165 referenciais, sendo excluídos 145 após aplicação dos critérios de inclusão. Concluiu-se que, adicionar o ultrassom POCUS à avaliação inicial do doente com dispneia, causa um estreitamento significativo dos diagnósticos diferenciais e do tempo para o tratamento.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e apenas enquanto a atribuição for dada ao criador.