COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPY: AN ALLY OF THE UNIFIED HEALTH SYSTEM

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Rafael Zaneripe de Souza Nunes
Lisiane Tuon
Rosimeri Vieira da Cruz de Souza
Karin Martins Gomes

Resumo

Abstract: The Unified Health System goes through several challenges, including the crisis related to public financing. The consequences generated by this crisis also affect the mental health network, which proves to be one of the most fragile networks in the public health system. As a result of the barriers encountered, this article seeks to analyze in the scientific literature how Cognitive-Behavioral Therapy can contribute to the better use of public spending through its objective and brief techniques. The study is characterized by a qualitative approach carried out through a non-systematic literature review in the data sources SCIELO, BVS, PUBMED® and Google Scholar. Although the number of articles found in the national literature is limited, studies conducted outside the country demonstrate the effectiveness of CBT in public health systems, especially regarding the remission of users' symptoms and the cost-benefit of public spending.

 

Keywords: Cognitive Behavioral Therapy; Public Health; Unified Health System; Government Financing.

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Como Citar
Nunes, R. Z. de S., Tuon, L., Souza, R. V. da C. de, & Gomes, K. M. (2020). COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPY: AN ALLY OF THE UNIFIED HEALTH SYSTEM. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 5(9), 45–56. https://doi.org/10.14295/aimj.v5i9.117
Seção
Review article
Biografia do Autor

Lisiane Tuon, Universidade do Extremo Sul Catarinense

É Doutora em Medicina e Ciências da Saúde; Professora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Saúde Coletiva da UNESC; Coordenadora e Tutora da Residência Multiprofissional da UNESC; e Coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da UNESC. Já foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Saúde Coletiva da UNESC; Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, onde atuou na coordenação e implantação da Rede de Urgência e Emergência, da Rede da Pessoa com Deficiência e das Centrais de Regulação por todo o Estado de Santa Catarina. Fez a implantação e coordenou do Centro Especializado em Recuperação CER/UNESC. Tem por linhas de pesquisas Gestão em Saúde; Epidemiologia; e Pessoa com Deficiência, com parceria junto a Federação das APAES do Estado de Santa Catarina. Possui dezenas de artigos publicados, livros e capítulos de livros, além de projetos de pesquisa em curso.

Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pós-graduação em Psicopedagogia Escolar, Especialização em Teoria Cognitiva Comportamental, Mestrado em Administração pela UNISUL - Florianópolis. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, Formação em Coaching e Neurocoaching para Lideranças, Capacitação pela FGV em RH Estratégico. Faz parte do corpo docente do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense e Pós-graduação.

Karin Martins Gomes, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC(2006) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do extremo sul catarinense - UNESC (2009). Possui espacialização em neuropsicologia e formação em Terapia Cognitiva. É tutora da residência multiprofissional - UNESC e esta como coordenadora do Curso de Psicologia - UNESC, é docente do curso de psicologia da UNESC.

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