Hiperglicemia e Variabilidade Glicêmica em Pacientes Internados e seus Impactos na Morbidade e Mortalidade: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Conteúdo do artigo principal

Larissa Peixoto Maia
Pedro Walisson Gomes Feitosa
Patrícia Cristiane Bezerra Tavares Mauriz
Lorena Peixoto Maia
Melina Maria Batista Silva
Paloma Nóbrega Rodrigues

Resumo

A alteração constante da glicose plasmática está relacionada ao aumento da mortalidade, morbidade, tempo de internação e complicações em pacientes no contexto hospitalar. A disglicemia aumenta o risco de infecções, trombose e leva a uma cicatrização mais lenta de feridas. Este trabalho teve como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura quanto a avaliação e o manejo da variabilidade glicêmica em pacientes internados. Foi realizada uma busca eletrônica por artigos publicados em periódicos indexados através da base de dados PubMed, usando a seguinte combinação de descritores verificados na base MESH: “Glycemic Control” OR “Blood Glucose” AND “Patient Readmission”, AND  “Inpatients” OR “Hospitalization”. Foram admitidos estudos publicados entre janeiro e setembro de 2022. Pessoas com diabetes mellitus (DM) têm maior probabilidade de serem hospitalizadas devido a comorbidades e complicações específicas de sua doença. A hiperglicemia em pacientes hospitalizados, mesmo na ausência de um diagnóstico conhecido de diabetes, está associada a maior mortalidade e maior tempo médio de internação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Maia, L. P., Feitosa, P. W. G., Mauriz, P. C. B. T., Maia, L. P., Silva, M. M. B., & Rodrigues, P. N. (2023). Hiperglicemia e Variabilidade Glicêmica em Pacientes Internados e seus Impactos na Morbidade e Mortalidade: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 7(13), 24–41. https://doi.org/10.14295/aimj.v7i13.189
Seção
Review article
Biografia do Autor

Larissa Peixoto Maia, Hospital Regional do Cariri – HRC

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- FMJ. Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional do Cariri – HRC.

Pedro Walisson Gomes Feitosa, niversidade Federal do Cariri – UFCA

Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Patrícia Cristiane Bezerra Tavares Mauriz

Médica de Família e comunidade

Lorena Peixoto Maia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduação em Medicina - Estácio FMJ. Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Agamenon Magalhães. Residência médica em Pneumologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Melina Maria Batista Silva, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ. Residência em Clínica Médica pela Escola de saúde Pública - CE. Residência em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal do Ceará, no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Paloma Nóbrega Rodrigues, Hospital Regional do Cariri

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - Estácio FMJ. Residente em Clínica Médica no Hospital Regional do Cariri pela Universidade Federal do Cariri.