Preconceito e discriminação: Um estudo sobre as principais vertentes da violência de gênero

Conteúdo do artigo principal

Athena de Albuquerque Farias
Maria das Graças de Carvalho
Marianna Leite Barroso

Resumo

Resumo: Desde os períodos mais remotos, as desigualdades entre homens e mulheres e outras questões de gênero se fazem presentes, e por muito tempo nos fez acreditar que a mulher era inferior ao homem, motivo pelo qual só os homens exerciam a vida pública, com atividades intelectuais e políticas, já as mulheres eram responsáveis pela reprodução, criação dos filhos, cuidados com a casa e outras atividades relacionadas com a subsistência. Pessoas com outros gêneros eram vistas como adoecidas. Este artigo discute as questões de gênero, calcado na violência estabelecida à partir de paradigmas em que o homem é um gênero superior. O estudo concluiu que o preconceito e a discriminação são as principais causas da violência de gênero no país. E que são necessárias políticas públicas mais eficientes para resguardar os direitos humanos de ser, para que se torne possível a mitigação do preconceito e discriminação na sociedade.


Palavras-chave: Preconceito; Discriminação; Violência de gênero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Farias, A. de A., Carvalho, M. das G. de, & Barroso, M. L. (2021). Preconceito e discriminação: Um estudo sobre as principais vertentes da violência de gênero. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 5(10), 20–36. https://doi.org/10.14295/aimj.v5i10.158 (Original work published 31º de março de 2021)
Seção
Article
Biografia do Autor

Maria das Graças de Carvalho

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias -ULHT-Lisboa/Portugal; Graduação  em  História  pela  Faculdade  de  Formação  de  Professores  de  Araripina-PE  -FAFOPA.  Especialização  em: Metodologia  do  Ensino  Superior (AEDA);  Psicopedagogia  em  Educação  (Leão  Sampaio);  Historia e  Sociologia (URCA)Educação contextualizada no semiárido (UESPI); Politicas Educativas e Docência do Ensino Superior (AEDA);

 

Marianna Leite Barroso

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (2010). Mestra em Saúde Pública, reconhecido pela UFPE, Enfermeira Programa de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Santa Helena, Docente na Faculdade São Francisco da Paraíba.