CURRICULUM AND IDENTITY ITS IMPACTS ON THE SCHOOL CONTEXT IN GOIÁS: POINTS AND COUNTERPOINTS

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Marcelo Máximo Purificação
Elisângela Maura Catarino
Maria Filomena Rodrigues Teixeira
Lousana de Jesus Santana
Cláudia de Souza Abdalla
Angélica Ferreira Alves

Resumo

Abstract: One of the biggest challenges of contemporary education is to work with diversity, and identity plurality in school spaces, spaces in which relationships are often marked by tensions, conflicts, due to the asymmetries of power that permeate them and cause the construction of hierarchy, processes of subordination, (re) affirm prejudices, discrimination and violence in relation to certain social actors. It is a text of bibliographic review, in a qualitative approach, approaching the theoretical aspect of Cultural Studies.

 

Keywords: Culture. Curriculum. Differences. Cultural Studies

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Detalhes do artigo

Como Citar
Purificação, M. M., Catarino, E. M., Teixeira, M. F. R., Santana, L. de J., Abdalla, C. de S., & Alves, A. F. (2020). CURRICULUM AND IDENTITY ITS IMPACTS ON THE SCHOOL CONTEXT IN GOIÁS: POINTS AND COUNTERPOINTS. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 5(9), 196–204. https://doi.org/10.14295/aimj.v5i9.144
Seção
Article
Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, UNIFIMES

[1] Pós-Doutor em Educação –  pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). Doutor em Ciências da Religião (PUC-GO, 2014). Doutorando em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação (ULBRA).  Professor Permanente do nos Programas de Pós-Graduação em Educação (FACMAIS) e (UEMS-Cooperação Técnica) e no MPIES/UNEB (Cooperação Técnica). Professor Titular C-II na UNIFIMES.  E-mail: maximo@unifimes.edu.br 

Elisângela Maura Catarino, UNIFIMES

[2] Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestra em Educação Comunitária pela Faculdades EST/UFRGS. Professora Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior –FIMES/UNIFIMES. E-mail: maura@unifimes.edu.br

Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Escola Superior de Educação de Coimbra -ESEC

[3] Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro - Portugal. Coordenadora e Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra -ESEC. E-mail: filomena.tx@gmail.com

Lousana de Jesus Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

[4] Graduada em Pedagogia e aluna regular do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI - Serrinha-Ba.  E-mail:  lousanasantana@gmail.com

Cláudia de Souza Abdalla, FACMAIS

[5] Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestranda em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Inhumas – FACMAIS. E-mail: claudia@facmais.edu.br

Angélica Ferreira Alves, UEMS

[6] Graduada em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Licenciada em Letras pela (UNIJALES/SP). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba) E-mail: angelicalima09@hotmail.com.


 

Referências

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Bogdan, Roberto C. & Biklen, Sari Knopp. (1982). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Boston: Allyn and Bacon.

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