As TICs como uma Ferramenta de Desenvolvimento Profissional: Uma Reflexão Sobre as Práticas de quem ensina Matemática nos Anos Iniciais

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Máximo Purificação
Nélia Maria Pontes Amado
Amanda Felix Oliveira
Lousana de Jesus Santana
Claudia de Souza Abadalla
Cássia Regina Vicco Jurca

Resumo

Resumo: O desenvolvimento profissional, visto de uma perspectiva teórica, pode nos ajudar a responder indagações que funcionam em conjunto para compreender aspectos importantes de uma boa prática de ensino. A primeira indagação que colocamos neste texto bibliográfico busca saber como se constitui a base de conhecimento matemático dos alunos do curso de Pedagogia e, daí, perceber como as tecnologias são integradas ao conhecimento dos futuros professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento matemático. As novas tecnologias estão contribuíndo com as mudanças drásticas que vêm ocorrendo ao longo tempo e com a própria na história da humanidade. Para Chauí (2002, p. 278), “os instrumentos técnicos são prolongamentos de capacidades de corpo humano e destinam-se a aumentar a relação de nosso corpo com o mundo”, essa, pode ser uma variável pela qual se potencializa o desenvolvimento humano e, na sequência, o desenvolvimento profissional.


 


Palavras–chave: Desenvolvimento Profissional; Modelo TPACK; Conhecimento Matemático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Purificação, M. M., Amado, N. M. P., Oliveira, A. F., Santana, L. de J., Abadalla, C. de S., & Jurca, C. R. V. (2021). As TICs como uma Ferramenta de Desenvolvimento Profissional: Uma Reflexão Sobre as Práticas de quem ensina Matemática nos Anos Iniciais. Amadeus International Multidisciplinary Journal, 5(10), 49–60. https://doi.org/10.14295/aimj.v5i10.161
Seção
Article
Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. Professor Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros – FIMES. 

 

Nélia Maria Pontes Amado

Doutoramento em Matemática, especialidade de Didática da Matemática pela Universidade do Algarve. Professora Auxiliar da Universidade do Algarve/ Portugal.

Amanda Felix Oliveira

Mestranda em Educação pela Faculdade de Inhumas – FACMAIS. Professora substituta na SEDUC/ GO.

 

Lousana de Jesus Santana

Mestra em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

 

Claudia de Souza Abadalla

Mestranda em Educação pela Faculdade de Inhumas – FACMAIS. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Inhumas.

Cássia Regina Vicco Jurca

Mestranda em Educação pela Faculdade de Inhumas – FACMAIS. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.