https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/issue/feed Amadeus International Multidisciplinary Journal 2024-11-30T15:37:54-03:00 Athena Farias amadeusjournal@gmail.com Open Journal Systems https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/213 A Educação Inclusiva: Buscando promover a valorização e a diversidade no ambiente escolar 2024-11-25T10:53:05-03:00 Magda Crerynna Nunes Monteiro magdacrerynnapedagoga@gmail.com Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves ivoneidebenicio83@gmail.com Debora Benicio Alves Oliveira profadebora.ba@gmail.com Maricélia Félix Andrade Bringel mariceliafelix@yahoo.com.br <p>Este estudo investigou como a escola pode se tornar um espaço mais inclusivo para a diversidade. A pesquisa, realizada em uma escola municipal de Salgueiro (PE), analisou a percepção dos professores sobre a educação inclusiva e a formação que possuem para atender às necessidades de alunos diversos. Concluiu-se que a escola tem um papel crucial na promoção da inclusão e da diversidade, mas que é necessário um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo para que isso se torne realidade. A formação continuada dos professores, o investimento em recursos pedagógicos e a criação de um ambiente escolar acolhedor são elementos essenciais para garantir o sucesso da educação inclusiva.</p> 2024-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Magda Crerynna Nunes Monteiro, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves , Debora Benicio Alves Oliveira, Maricélia Félix Andrade Bringel https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/210 Novel Therapies in the Perioperative Management of Localized Gastric Cancer: Current Perspectives and Future Directions 2024-11-14T07:54:47-03:00 Antonio Marlos Duarte de Melo marlos_duarte@outlook.com Luan de Melo Rocha marlos_duarte@outlook.com Maria Clara de Sá Carvalho marlos_duarte@outlook.com Millena Diniz Souza de Oliveira marlos_duarte@outlook.com Vinícius José Grangeiro Sampaio marlos_duarte@outlook.com <p>The management of localized gastric cancer has evolved considerably with the advent of novel perioperative treatment strategies with chemotherapy, significantly impacting patient outcomes. Traditionally, surgery has been the cornerstone of treatment, but recurrence rates remained high, necessitating the exploration of additional therapies to enhance long-term survival. The interplay between chemotherapy and radiotherapy is being meticulously studied to define the optimal sequencing and combination that maximizes tumor control while minimizing toxicity. Furthermore, the integration of targeted therapies and immunotherapy into the perioperative setting is gaining momentum with agents targeting HER2, VEGF, and PD-1/PD-L1, pathways have shown promise in advanced gastric cancer and are now being tested in the neoadjuvant and adjuvant settings. Preliminary results from trials investigating these agents, such as pembrolizumab and trastuzumab-deruxtecan, suggest potential survival benefits and warrant further exploration in combination with chemotherapy in the perioperative context. Additionally, the heterogeneity of gastric cancer across different populations and geographic regions necessitates tailored approaches that consider genetic and molecular characteristics of tumors, as well as patient comorbidities. This Comment provides a comprehensive overview of the latest therapeutic advancements in the perioperative setting for localized gastric cancer, emphasizing the critical role of multimodal treatment approaches.</p> 2024-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Marlos Duarte de Melo, Luan de Melo Rocha, Maria Clara de Sá Carvalho, Millena Diniz Souza de Oliveira, Vinícius José Grangeiro Sampaio https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/211 Educação Infantil e Vulnerabilidade Social: Desafios e Propostas para a Inclusão 2024-11-15T07:26:32-03:00 Gabriela da Silva Lavor gabbylavor@gmail.com Débora Benício Alves Oliveira profadebora.ba@gmail.com Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves ivoneidebenicio83@gmail.com Maricélia Félix Andrade Bringel mariceliafelixandrade@gmail.com <p>Esta pesquisa investiga como a vulnerabilidade social afeta a qualidade da educação infantil e o desenvolvimento das crianças. O estudo busca identificar os principais fatores de risco, como dificuldades de aprendizagem e evasão escolar, e analisar a eficácia de políticas e programas para minimizar esses impactos. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação e análise de documentos. Os resultados indicam que a vulnerabilidade social prejudica significativamente o desempenho escolar, mas que a cooperação entre escola, comunidade e família, por meio de programas de apoio integrados, pode reduzir esses efeitos e promover um ambiente educacional mais inclusivo.</p> 2024-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gabriela da Silva Lavor, Débora Benício Alves Oliveira , Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Maricélia Félix Andrade Bringel https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/212 A Importância do Educar acompanhado com o Cuidado para o Desenvolvimento Integral do estudante na Educação Infantil 2024-11-15T07:42:55-03:00 Rafaela de Oliveira Matias rafaelaomatias@gmail.com Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves ivoneidebenicio83@gmail.com Debora Benicio Alves Oliveira profadebora.ba@gmail.com Maricélia Felix Andrade Bringel mariceliafelix@yahoo.com.br <p>A pesquisa em questão ressalta como o educar e o cuidar na educação infantil podem contribuir no desenvolvimento integral do estudante. O objetivo geral do artigo é investigar estratégias utilizadas para a aplicação da temática, o educar cuidando. Os objetivos específicos giram em torno à valorização da prática do cuidar e do educar, evidenciando que ambos dependem um do outro, pois o educar e o cuidar podem trazer vários benefícios, mas também prejuízos para os alunos, dependendo da forma com que será aplicado. As abordagens relatadas indagam o papel do pedagogo na educação Infantil, sendo de suma importância um especialista para sanar as dúvidas, que porventura venham surgir na sala de aula. A justificativa vem ao encontro do tema abordado a fim de, apresentar a contribuição fundamental da temática, para os futuros profissionais da educação infantil, sobre a prática em sala aula através do educar cuidando. Portanto, faz-se necessário que se haja uma organização do pedagogo a respeito do tempo e do espaço, bem como de um planejamento adequado, para que o cuidar, e o educar não se separem. Conclui-se que ainda há falta de informação sobre o cuidado na educação infantil.</p> 2024-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafaela de Oliveira Matias, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Debora Benicio Alves Oliveira , Maricélia Felix Andrade Bringel