https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/issue/feedAmadeus International Multidisciplinary Journal2024-11-30T15:37:54-03:00Athena Fariasamadeusjournal@gmail.comOpen Journal Systemshttps://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/213A Educação Inclusiva: Buscando promover a valorização e a diversidade no ambiente escolar2024-11-25T10:53:05-03:00Magda Crerynna Nunes Monteiromagdacrerynnapedagoga@gmail.comFrancisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves ivoneidebenicio83@gmail.comDebora Benicio Alves Oliveiraprofadebora.ba@gmail.comMaricélia Félix Andrade Bringel mariceliafelix@yahoo.com.br<p>Este estudo investigou como a escola pode se tornar um espaço mais inclusivo para a diversidade. A pesquisa, realizada em uma escola municipal de Salgueiro (PE), analisou a percepção dos professores sobre a educação inclusiva e a formação que possuem para atender às necessidades de alunos diversos. Concluiu-se que a escola tem um papel crucial na promoção da inclusão e da diversidade, mas que é necessário um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo para que isso se torne realidade. A formação continuada dos professores, o investimento em recursos pedagógicos e a criação de um ambiente escolar acolhedor são elementos essenciais para garantir o sucesso da educação inclusiva.</p>2024-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Magda Crerynna Nunes Monteiro, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves , Debora Benicio Alves Oliveira, Maricélia Félix Andrade Bringel https://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/210Novel Therapies in the Perioperative Management of Localized Gastric Cancer: Current Perspectives and Future Directions2024-11-14T07:54:47-03:00Antonio Marlos Duarte de Melomarlos_duarte@outlook.comLuan de Melo Rochamarlos_duarte@outlook.comMaria Clara de Sá Carvalhomarlos_duarte@outlook.comMillena Diniz Souza de Oliveiramarlos_duarte@outlook.comVinícius José Grangeiro Sampaiomarlos_duarte@outlook.com<p>The management of localized gastric cancer has evolved considerably with the advent of novel perioperative treatment strategies with chemotherapy, significantly impacting patient outcomes. Traditionally, surgery has been the cornerstone of treatment, but recurrence rates remained high, necessitating the exploration of additional therapies to enhance long-term survival. The interplay between chemotherapy and radiotherapy is being meticulously studied to define the optimal sequencing and combination that maximizes tumor control while minimizing toxicity. Furthermore, the integration of targeted therapies and immunotherapy into the perioperative setting is gaining momentum with agents targeting HER2, VEGF, and PD-1/PD-L1, pathways have shown promise in advanced gastric cancer and are now being tested in the neoadjuvant and adjuvant settings. Preliminary results from trials investigating these agents, such as pembrolizumab and trastuzumab-deruxtecan, suggest potential survival benefits and warrant further exploration in combination with chemotherapy in the perioperative context. Additionally, the heterogeneity of gastric cancer across different populations and geographic regions necessitates tailored approaches that consider genetic and molecular characteristics of tumors, as well as patient comorbidities. This Comment provides a comprehensive overview of the latest therapeutic advancements in the perioperative setting for localized gastric cancer, emphasizing the critical role of multimodal treatment approaches.</p>2024-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Antonio Marlos Duarte de Melo, Luan de Melo Rocha, Maria Clara de Sá Carvalho, Millena Diniz Souza de Oliveira, Vinícius José Grangeiro Sampaiohttps://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/211Educação Infantil e Vulnerabilidade Social: Desafios e Propostas para a Inclusão2024-11-15T07:26:32-03:00Gabriela da Silva Lavorgabbylavor@gmail.comDébora Benício Alves Oliveira profadebora.ba@gmail.comFrancisca Ivoneide Benício Malaquias Alvesivoneidebenicio83@gmail.comMaricélia Félix Andrade Bringelmariceliafelixandrade@gmail.com<p>Esta pesquisa investiga como a vulnerabilidade social afeta a qualidade da educação infantil e o desenvolvimento das crianças. O estudo busca identificar os principais fatores de risco, como dificuldades de aprendizagem e evasão escolar, e analisar a eficácia de políticas e programas para minimizar esses impactos. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação e análise de documentos. Os resultados indicam que a vulnerabilidade social prejudica significativamente o desempenho escolar, mas que a cooperação entre escola, comunidade e família, por meio de programas de apoio integrados, pode reduzir esses efeitos e promover um ambiente educacional mais inclusivo.</p>2024-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriela da Silva Lavor, Débora Benício Alves Oliveira , Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Maricélia Félix Andrade Bringelhttps://amadeusjournal.emnuvens.com.br/amadeus/article/view/212 A Importância do Educar acompanhado com o Cuidado para o Desenvolvimento Integral do estudante na Educação Infantil2024-11-15T07:42:55-03:00Rafaela de Oliveira Matiasrafaelaomatias@gmail.comFrancisca Ivoneide Benicio Malaquias Alvesivoneidebenicio83@gmail.comDebora Benicio Alves Oliveira profadebora.ba@gmail.comMaricélia Felix Andrade Bringel mariceliafelix@yahoo.com.br<p>A pesquisa em questão ressalta como o educar e o cuidar na educação infantil podem contribuir no desenvolvimento integral do estudante. O objetivo geral do artigo é investigar estratégias utilizadas para a aplicação da temática, o educar cuidando. Os objetivos específicos giram em torno à valorização da prática do cuidar e do educar, evidenciando que ambos dependem um do outro, pois o educar e o cuidar podem trazer vários benefícios, mas também prejuízos para os alunos, dependendo da forma com que será aplicado. As abordagens relatadas indagam o papel do pedagogo na educação Infantil, sendo de suma importância um especialista para sanar as dúvidas, que porventura venham surgir na sala de aula. A justificativa vem ao encontro do tema abordado a fim de, apresentar a contribuição fundamental da temática, para os futuros profissionais da educação infantil, sobre a prática em sala aula através do educar cuidando. Portanto, faz-se necessário que se haja uma organização do pedagogo a respeito do tempo e do espaço, bem como de um planejamento adequado, para que o cuidar, e o educar não se separem. Conclui-se que ainda há falta de informação sobre o cuidado na educação infantil.</p>2024-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rafaela de Oliveira Matias, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Debora Benicio Alves Oliveira , Maricélia Felix Andrade Bringel